Dentro da política de descentralização dos serviços demandados pela população, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) e a Regional Industrial, realizou a manutenção da rede de esgoto, das caixas de passagens e da pavimentação da Praça Louis Ensch, no Cidade Industrial.
As obras fazem parte das intervenções realizadas nos bairros, vilas e equipamentos públicos da extensa Regional Industrial. Dessa vez, além da praça, os quiosques que comercializam alimentos há décadas na região também foram beneficiados.
Segundo os comerciantes, a rede de esgoto era antiga e deficiente. Nos períodos chuvosos, as tubulações não suportavam o fluxo e transbordavam, provocando inundações em toda a praça com o esgoto mau cheiroso.
A equipe da Semobs fez uma nova rede de esgoto para sanar o problema. A empresa Vilma Alimentos, sediada no local, ajuda na conservação da praça, mas a obra de saneamento básico demandou a atenção da Prefeitura de Contagem.
A comerciante Simone Vaz Chiod, que trabalha no local há 23 anos, disse que ficou feliz com a obra realizada. “Agradeço a sensibilidade da Regional Industrial, que resolveu o antigo problema e acabou com o mau cheiro de esgoto. Aproveito para solicitar a melhoria dos banheiros públicos que são utilizados pelos comerciantes e frequentadores”, ressaltou.
A administradora da Regional Industrial, Renata Gomes, disse que a obra era aguardada há muito tempo pelos comerciantes da praça e foi realizada logo após a vistoria. “Identificamos o problema e solicitamos a Secretaria Municipal de Obras a criar soluções rápidas capazes de sanar definitivamente o defeito da rede de esgoto e das caixas de passagens. Essa obra foi muito importante para todos da região”, explicou.
Obras já realizadas na região
Segundo a administradora, desde janeiro de 2021, foram realizadas várias operações de tapa buraco em 160 vias, capinas, retiradas de mais de 400 toneladas de entulhos, ações da área de drenagem, recuperação de meio-fios, limpezas e reposições de bocas de lobo. No total, foram 361 pequenas intervenções que consumiram 1.300 toneladas de asfalto.
Nos meses de março, abril e maio ocorreram vários mutirões de capina e limpezas em seis fossas das dez existentes na Regional.
“Outras ações estão sendo acompanhadas pela Regional, como as vistorias, as ações de poda e supressão de árvores, que apresentava uma grande demanda reprimida. Além disso, a Transcon já realizou pinturas de sinalizações horizontais em cerca de 400 cruzamentos dos bairros Industrial e Amazonas”, contou Renata Gomes.
Ainda segundo a administradora, a Regional Industrial está recebendo importantes equipamentos públicos: Unidade Básica de Saúde (UBS), CEMEI da Vila São Paulo, obra de recuperação da passarela, construção de guarda corpo no córrego dos Austríacos, obra de recuperação de trecho da Rua José Maria de Lacerda e obra na rede pluvial da rua Garcia Rodrigues.
Estão em andamento as obras da Unidade de Pronto Atendimento - UPA Monte Cristo, do Parque Linear da Vila Barraginha e da Contenção das encostas da Vila Sapolândia, e estão sendo feitas tratativas com o Governo do Estado para reforma do Centro Comercial Juventino Dias, também na Vila São Paulo.